Onze-Horas e Beldroega

Seguindo a linha sobre descrição de plantas versáteis, é preciso destacar as gênero Portulaca L.
Descobri nas pesquisas que não há consenso quanto ao número de espécies espalhadas pelo mundo, mas que aqui no Brasil duas pesquisadoras publicaram em 2010 um levantamento mais aprofundado e chegaram a 13 espécies pertencentes ao nosso país e esse trabalho está disponível em https://doi.org/10.1590/S0102-33062010000300009.
Mas na verdade, só uma espécie nos interessa pela popularidade como alimento extremamente nutritivo e um  grupo composto de espécies e variedades muito ornamentais e de fácil cultivo: a beldroega (Portulaca oleracea) e a onze-horas (Portulaca spp). Peço desculpas mas não vou me aprofundar na nomenclatura pois percebi que, assim como em outras espécies botânicas, não há consenso.
Você pode ser da roça ou da cidade, não importa. Com certeza já comeu, viu ou ouviu falar da beldroega ou "berdroega". Essa planta africana é consumida a centenas de anos e atualmente é muito valorizada em algumas cidades norte-americanas, no México, China, Holanda e França. Aqui no Brasil foi necessário um resgate como hortaliça, sendo incorporada as PANC's (plantas alimentícias não-convencionais) para que fosse reduzido o status de "planta daninha" e invasora de cultivos comerciais.
A beldroega, além de rica em ferro e vitamina C, possui o maior teor de ômega 3 (ácido linolênico) de todas as espécies vegetais conhecidas, sendo inclusive superior a muitas espécies de peixe.

 
Contraste entre a onze-horas e a beldroega
Mas tem duas características dessa espécie que a tornam ainda mais especial e demonstram sua rusticidade e flexibilidade no cultivo. A primeira é a sua grande capacidade de tolerar alta salinidade, sendo capaz de remover até 65 kg/ ha de sódio do solo segundo Correa (2017), o que possibilita a recuperação de solos degradados e indica e possibilidade de produção de sal vegetal com as cinzas das suas folhas. Outra característica é a sua eficiência metabólica do ciclo C4 em condições normais que pode reverter para o ciclo CAM em condições de estresse hídrico. Não é a toa chamada de "hortaliça do futuro" pela Embrapa.
Tem excelentes materiais disponíveis para quem tiver interesse em aprofundar o assunto:

1.Fenologia e Produção de mudas de Portulaca oleracea subsp. sativa em clima tropical (Amanda Corrêa)
2.Portulaca oleracea : beldroega (Embrapa)

Algumas variações de Portulaca oleracea (ou quem sabe, outras espécies...) assim como outras espécies do mesmo gênero, que possuem as características de rusticidade somadas a beleza de suas flores, compõem o grupo denominado Onze-Horas. Possuem flores simples, dobradas, grandes ou pequenas. Sua folhas também variam muito. O que elas tem em comum é o desenvolvimento rasteiro e agressivo que perde forças durante os meses mais frios, em alguns casos, podendo ir a morte.
Mantemos uma grande variedade dessas "onze-horas" em cultivo aqui na estufa.




Valor de venda do pote 11 florido - R$ 5,00

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas