Gerrardanthus macrorhizus

Já tem algum tempo que uma planta exótica e rústica vem conquistando o coração de colecionadores mundo afora. E uma das características que mais chama a atenção nessa planta, além das flores abundantes e atualmente muito diversas, é um entumescimento do caule, o conhecido e muito falado caudex das rosas-do-deserto (Adenium obesum). Essa planta dispensa apresentações, visto que existe uma enxurrada de informações na rede. Minha introdução com ela foi por ter sido uma das pioneiras a estimular o gosto e a busca de colecionadores pelas tais "plantas de caudex".
Admito que, até a mudança para São João da Boa Vista, nenhuma dessas tais plantas "mais gordinhas", além da rosa-do-deserto me chamavam a atenção. Isso mudou até conhecermos um dos grandes colecionadores delas, entre outras suculentas exóticas, nosso grande amigo Yuiti Sakata (conhecido por aqui como O Japonês).
Daí pra frente vieram as pesquisas e buscas, o que nos levou a esse mundo exótico e infindável.
Vou apresentar aqui a primeira das quatro espécies mais exóticas e raras que temos disponível. Ela também foi a primeira a florir e frutificar na estufa, por esse motivo começarei com ela.
O Gerrardanthus macrorhizus é nativo da África do Sul e pertence a família das cucurbitáceas (a mesma da abóbora, pepino e melancia). Muito fácil de cuidar, assim como qualquer outra suculenta, requer pouca água (1 ou 2 vezes na semana) e muita luz filtrada. Cultivamos aqui sob Aluminet (tela aluminizada) com 50% de sombreamento.
Caudex


São plantas dióicas (flores femininas e masculinas abrem em plantas diferentes). Suas flores são pequenas mas abundantes e muito exóticas. Os frutos lembram "lagartas" e possuem sementas aladas de paredes muito duras, sendo necessário a escarificação da casca para a germinação.





               
E apesar de perder folhas durante os períodos mais frios (pois ela aceita calor extremo), assim como as rosas-do-deserto, a poda dos galhos estimula o crescimento do caudex.
As mudas disponíveis estão como a da foto.

Valor da muda pote 09 - R$ 50,00

Comentários

Postagens mais visitadas